Facto ou Mito??

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Como podemos realizar uma actividade física diária, de forma saudável?


    Como já foi referido no Post anterior, a Actividade Física é de extrema importância para ter uma Vida Saudável. No entanto, é preciso saber dividir o tempo, reservado para esta Actividade Física e compreender a frequência com que devem ser feitos diferentes tipos de actividade física para promover a saúde. Como tal, iremos apresentar-vos a Pirâmide da Actividade Física. É uma pirâmide simples e fácil de se perceber.


   

    Na base da pirâmide temos as actividades do dia-a-dia, ou seja, actividades relacionadas com os comportamentos diários das pessoas como por exemplo lavar o carro manualmente, usar as escadas em vez dos elevadores, andar a pé em vez de carro, entre outras. São actividades que devem ser feitas diariamente!

    No segundo patamar da pirâmide, encontramos actividades mais formais, ou seja, em que é necessário um planeamento. Dentro deste patamar temos actividades como: as caminhadas, jogging, desportos aeróbios, etc. Normalmente estas actividades são praticadas com intensidades moderadas ou intensas e devem, por isso, ser executadas 3-4 vezes por semana.

    No terceiro patamar encontram-se as actividades de força e de flexibilidade. Estas devem ser feitas 2-3 vezes por semana.

    No topo da pirâmide está o período de Inactividade, não havendo para o mesmo uma frequência de realização, pois deve ser reduzido ao máximo!

-Rúben

1 comentário:

  1. Parabéns a todos pelo vosso trabalho.
    Continuem nessa "linha".
    Boas festas e aproveitem para descançar.
    Minerva

    ResponderEliminar