Facto ou Mito??

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Desvendar MITOS!

Vamos acabar com muitos dos mitos relacionados com o Bem-Estar!

  • O stresse crónico poderá predispor à obesidade abdominal.

FACTO!


Vários são os factores que podem levar a uma maior acumulação de gordura na região abdominal, entre os quais a exposição constante a situações de tensão e ansiedade. Este facto, porventura negligenciado por muitas pessoas, pode ser explicado pela consonância de dois fenómenos: por um lado, a maior produção de cortisol (pela glândula supra-renal) despoletada pelo stresse crónico; e por outro, a maior presença de receptores desta hormona nos adipócitos (células gordas) da região abdominal.
O exercício físico pode conferir um benefício adicional na redução deste tipo de gordura.


  • Ao limitar o número de horas de televisão do meu filho estou a protegê-lo contra a obesidade.


FACTO!


Ver televisão, um dos comportamentos sedentários mais prevalentes, pode promover o ganho de peso por diferentes vias. Ao ver televisão, as crianças despendem muito pouca energia, sobretudo se isso acontece a horas em que poderiam estar envolvidas em actividades físicas. Por outro lado, ver televisão pode aumentar o consumo simultâneo de alimentos com grande densidade energética e expõe as crianças a publicidade que poderá condicionar de forma negativa as suas futuras escolhas alimentares. Um estudo recente (2005) com crianças Portuguesas de 7-9 anos observou uma associação significativa entre ver mais de 2 horas de TV por dia e ter excesso de peso.


E assim finalizámos o esclarecimento de mitos relacionados com o tema Vida Saudável.
Esperamos que tenhas aprendido connosco, pois nem sempre a informação que passa de boca em boca é correcta e cientificamente correcta.
Contamos contigo para passares a informação correcta, só juntos podemos acabar com os mitos.


Joana 

Sem comentários:

Enviar um comentário