Facto ou Mito??

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Palestra alusiva ao dia do doente

Caros Colegas e Visitantes,

Sexta-Feira, dia 12 de fevereiro, o grupo Vida Saudável irá realizar uma palestra, no auditório da Escola Secundária de Tavira, alusiva ao dia do doente. Nesta sessão iremos abordar problemas relacionados com a alimentação, focando o excesso ou défise.

Falaremos de doenças como obesidade, bulimia, anorexia, entre outras. Por agora ficam algumas curiosidades relacionadas com o tema...


OBESIDADE


Sabias que...
  • Há tantas pessoas obesas a nível mundial que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou esta doença como a epidemia global do século XXI
  • Uma ingestão extra de 200 calorias por dia (aprox. 2 e ½ bolachas recheadas) pode levar a um aumento de peso de cerca de 200g numa semana.
  • Crianças em idade escolar ingerem actualmente mais do que o dobro da quantidade de refrigerante de que há duas décadas.
  • Há cerca de 40 anos uma criança de 10 anos de idade pesava em média quase 5 Kg menos do que actualmente.

ANOREXIA E BULIMIA


Sabias que...
  • A organização da Moda Cibeles, em Espanha, proibiu, em Setembro de 2006, que manequins com menos de 55 quilos desfilassem.
  • Etimologicamente o termo bulimia provém do grego boulimía, «fome devoradora», em português significa apetite exagerado ou ainda, curiosamente, segundo o dicionário da língua portuguesa, fome canina.
  • A anorexia nervosa parece ter uma prevalência bem maior em sociedades industrializadas, nas quais existe abundância de alimentos e onde, especialmente no que se refere às mulheres, ser atraente está associado à magreza.

 
 
Para saberes mais sobre o tema aparece na nossa palestra ;)

CONTAMOS CONTIGO!!

Joana

Sem comentários:

Enviar um comentário