Facto ou Mito??

quinta-feira, 4 de março de 2010

Desvendar MITOS!

Vamos acabar com muitos dos mitos relacionados com a Alimentação!
  • É bom ingerir alimentos ricos em açúcar antes de fazer exercício.


MITO!

Não é aconselhável a ingestão de alimentos muito ricos em açúcares simples imediatamente antes de fazer actividade física (barras de cereais, bolos, chocolates, etc.). Estes promovem a subida rápida de açúcar no sangue, podendo depois até ocasionar uma sensação temporária de fraqueza provocada pelo fenómeno de "hipoglicémia reactiva". O mais indicado é que cada indivíduo ingira uma refeição particularmente rica em hidratos de carbono complexos (p.ex., batata, massa, etc.) e líquidos (p.ex. sopa e água) 3 a 4 horas antes de se exercitar, ou, se isso não for possível, uma merenda (p.ex., sanduíche e leite, barra de cereais integrais e sumo) entre 60-90 minutos antes do exercício.

Também um bom estado de hidratação é fundamental para evitar a fadiga precoce. Uma ingestão de água frequente ao longo de todo o dia e um maior aporte nas horas que antecedem a prática de exercício (p.ex. cerca de 500ml nos 60-90 minutos que o precedem) são recomendáveis.

Se optar por se exercitar nos horários matutinos, pode sempre ingerir um pequeno snack antes de sair de casa. Uma peça de fruta e um iogurte sólido representam uma opção interessante.



  • Os produtos “light” conduzem inevitavelmente à diminuição da ingestão calórica.

MITO!

Segundo as mais recentes directrizes Europeias, à designação de "light" (leve) deve corresponder no alimento uma redução mínima de 30% no teor de um dos nutrientes calóricos. Contudo, isto não implica necessariamente que o valor calórico total seja reduzido. Por exemplo, no caso da redução de gordura, alguns produtos têm as mesmas ou mais calorias que as alternativas “não light”, pois o açúcar é utilizado em substituição da gordura para aumentar a palatabilidade. No caso da redução de açúcar e substituição por adoçantes não-calóricos (ou menos calóricos), existe de facto uma redução do teor calórico total, o que pode ser útil ao controlo do peso. Deve assinalar-se que muitas pessoas consideram os produtos “light” ignorando a informação nutricional contida na embalagem e também que pode existir uma tendência para o abuso do consumo destes produtos por se julgar que se podem consumir mais do que os seus homólogos “não light”.



  • Não beber água durante as refeições ajuda a controlar o peso.

MITO!

Não há suficientes provas científicas que indiquem que o consumo de água, antes durante ou depois das refeições, tenha um impacto significativo (positivo ou negativo) no controlo do peso. O consumo de líquidos em quantidades suficientes (cerca de 1,5 a 3 litros por dia, consoante as perdas) é importante para a hidratação geral mas não é decisivo para perder ou manter o peso e a gordura corporais.



  • Aumentar a quantidade de proteína na dieta pode ajudar no controlo de peso.

FACTO!

As vantagens de uma ingestão de proteína ligeiramente aumentada (20-25% das calorias diárias ou cerca de 100-120 g/dia) é uma evidência comprovada cientificamente. O aumento da saciedade devido à ingestão de proteína poderá ser uma razão para estes potenciais benefícios, levando a uma menor ingestão calórica diária sem um aumento da fome. A proteína, tal como os hidratos de carbono, fornecem 4 kcal/g, enquanto a gordura fornece 9 kcal/g. Como tal, deve prevalecer a escolha de fontes de proteína com pouca quantidade de gordura associada, quer visível quer invisível.



  • O consumo de café é pouco saudável e está associado com o aparecimento de algumas doenças crónicas.

MITO!

O consumo moderado de café não representa qualquer perigo para a saúde da maioria das pessoas saudáveis Pelo contrário, o café apresenta uma quantidade apreciável de alguns minerais - como o potássio, zinco, ferro e magnésio - e de polifenóis (flavonóides) com óptimas propriedades antioxidantes e parece até reduzir o risco de Diabetes do tipo II. Como tudo na vida, importa sobretudo apelar à moderação: se gosta de café, ingira-o diariamente sem receios mas em quantidades moderadas – não ultrapassar as 3-4 “bicas” por dia é recomendável.



Para a próxima semana vamos falar sobre Mitos relacionados com o Bem Estar. Não deixes de nos visitar, é sempre bom aprender mais! ;)
Joana

1 comentário:

  1. Parabens pelo blogue e gostei muito dos posts onde acabam com os mitos.
    Continuem o bom trabalho!

    ResponderEliminar