Facto ou Mito??

domingo, 7 de março de 2010

Que tal uma corrida na praia?

"Quem ainda não foi correr à praia não sabe o que perde!"


É bem verdade. Não há melhor sensação que deixar as nossas pegadas na areia húmida, enquanto ouvimos o som do mar, mesmo ao nosso lado, ou se preferirem uma boa música com o iPod. É também, quando falamos de corrida, um dos melhores trabalhos de condicionamento e fortalecimento muscular. Trocar a corrida no asfalto por um treino à beira mar, fortalece tornozelos, articulações e todos os músculos que ficam abaixo do joelho.


Para além disso, a corrida na praia exige um maior esforço, logo um maior gasto calórico, ou seja, emagrece mais. De acordo com estudos norte-americanos publicados no site da revista Runner´s World, a corrida na areia queima 1,6 mais calorias do que a feita em asfalto. Portanto, aproveita o verão e corre na praia!


Aqui ficam alguns avisos para aproveitares ao máximo uma boa corrida na praia de forma segura:

Cuidados de sempre: aquecimento antes e alongamento pré e pós-treino. Na areia a exigência é maior, portanto a necessidade de alongar a musculatura também aumenta".
O protetor solar também é imprescindível. Isso porque na praia temos a incidência do reflexo dos raios solares na areia o que proporciona uma maior exposição ao sol. Portanto, protetor solar, boné e óculos são objectos indispensáveis.
Foge das inclinações: Em muitas praias, a inclinação pode ser alta, até inviabilizando a corrida, ou pelo menos não a recomendando, porque podem causar lesões. Se não houver opção de uma praia ao lado plana ou quase, é melhor esqueceres os treinos na areia, pois os malefícios serão maiores que os benefícios.
O ideal é com ténis: Ténis de corrida e areia. Isso combina? De facto, não, mas o ideal é que não faças os treinos na praia descalço. Se a areia for fofa, não existe contra-indicação, porém, na areia batida (a mais próxima à água) o ideal é o uso de ténis com amortecedor (câmara de ar). A terra batida amortece menos, o que aumenta a probabilidade de inflamação e problemas como a tendinite, principalmente na planta do pé. Além disso, aumenta a sobrecarga na região do joelho e nas articulações.
Já na areia fofa, como ela absorve o impacto, a chance de processos inflamatórios diminui. Porém aumenta o risco de entorses, já que o terreno tem menos estabilidade.
Além disso, é preciso estar atento a outros riscos, dessa vez causados por nós humanos: o lixo na praia. Infelizmente não estamos a salvo de um caco de vidro, de alumínios ou quaisquer objectos cortantes que são deixados pelos banhistas nas praias.
O que trabalha:

Toda musculatura envolvida no gesto motor da corrida, como os posteriores de coxa, panturrilha, tibial anterior, musculaturas estabilizadoras (abdominal e dorsal).



Melhor horário:

Antes das 10h e após às 16h. Em algumas praias iluminadas pode-se correr no início da noite, porém evita fazer essa prática sem companhia.

Hidratação:

Lembra-te que, apesar da brisa do mar, não terás sombras (pelo menos é o que se espera nas férias...). Portanto, não descuides na hidratação, após a corrida, ou mesmo durante se achares necessário. Mas nada de ficar escravo do relógio, ou seja, esqueça aquela recomendação repetida de beber água a cada 20 minutos. Portanto: se tens sede, bebe! Não tens, vai em frente!



                                    -Pedro

Sem comentários:

Enviar um comentário