Facto ou Mito??

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O que tem a publicidade a ver com a nossa alimentação (ou/e vice-versa)?

VEJAM ISTO:



Quando é que passámos a ser só uma cabeça em cima de um corpo? Custa a acreditar mas nós, adolescentes portugueses, o futuro do amanhã, somos, em maioria, os responsáveis por este tipo de anúncios. Isto significa que acreditamos que a Paris Hilton consiga comer um hamburguer ao almoço todos os dias e continuar magra e perfeita? Não, todos temos cérebro. Porém e, como penso que todos sabem, só se vende aquilo que nós compramos e publicita-se aquilo que se pensa que nós queremos. A verdade é que o facto de estarmos viciados num ideal de beleza constituido por cabelos longos, peles perfeitas e corpos magros e ao mesmo tempo não conseguirmos parar de comer aquilo que fomos avisados de que nos faz mal está a causar um aumento progressivo deste tipo de publicidade que nós vemos. Estamos realmente a dar dinheiro a pessoas para fazerem este tipo de trabalho!
Os números são estes: a obesidade mórbida afecta já 300 mil portugueses. Este problema já é considerado a epidemia do século XXI. Não acham que está na altura de uma mudança de estilo de vida?

Para responder ao comentário da Minera, aqui fica uma receita saudável:
Lulas estufadas

100g cebola picada
2 tomates (sem pele e semente) picados
50g alho-porro picado
600g lulas
100ml polpa de tomate
3 colheres (sopa) natas light
sal e salsa a gosto

Limpe as lulas e corte em formato de anéis.
Refogue a cebola, o tomate e o alho.Acrescente as lulas, a polpa de tomate, o sal e deixe apurar.
Depois de cozido, junte as natas, a salsa e mexa bem.

Para mais refeições saudáveis, encontrei este site: http://refeicoessaudaveis.blogspot.com/. Até tem as calorias de cada refeição ;)


Até ao próximo post,
-Rita

2 comentários:

  1. Infelizmente é verdade que o nosso cerebro reage muito melhor à publicidade se esta for associada a uma bonita imagem. E os jovens são fácilemtne influenciaveis nesse aspecto.
    No entanto talvez esteja na altura de começarmos a pensar que para uma vida melhor é necessário ter alguns cuidados e o principal deles passa pelo cuidado na alimentação. Não quero com isto dizer que não podemos comer um hamburguer com a modelo do video, mas tal como ela (tenho a certeza) só o podemos fazer uma vez por acaso e não por sistema.
    E lembrem-se que um corpo são ajuda a uma mente também sã.
    Força com o vosso projecto
    Paula Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. De facto, o conceito de beleza actualmente está estipulado por um padrão criado pela nossa sociedade, onde se incluem as pessoas com "corpos magros", "longos cabelos", "peles perfeitas", etc. Somos diariamente sujeitos a este tipo de publicidade enganosa, e às vezes nem nos apercebemos do quanto nos pode prejudicar. Se olharmos para este anúncio com a atenção que o vosso grupo deu, decerto que até podemos ficar a "odiar" o anúncio. Mas e quem não pára para reflectir quando o vê?

    Gostava de sugerir que abordassem também outra consequência de uma má alimentação para além da obesidade, como é exemplo, a bulimia. É outro extremo, por assim dizer...

    Continuação de um óptimo trabalho e
    "Boas Energias" do grupo das Energias Renováveis.

    BárbaraSimões

    ResponderEliminar