Facto ou Mito??

domingo, 1 de novembro de 2009

Apresentamos o Bem-Estar

             Para além duma alimentação saudável e de actividade física, para levarmos uma vida saudável é necessário estarmos bem psicologicamente.

             Há muito que foi demonstrada uma relação entre a parte física e psicológica, sendo que a melhoria duma ajuda a melhoria da outra. Por exemplo, a actividade física dá-nos um objectivo, um entretenimento, faz-nos sentir melhor psicologicamente. Mas uma mente saudável e resoluta ajuda muito na prática desportiva.
             Como tal, o nosso grupo irá também promover formas de bem-estar na vida. Que podemos fazer para melhorar a nossa forma de viver? Como fugir ao stress e à rotina? E iremos demonstrar as fortes ligações do psicológico ao físico através de artigos e de exemplos.

             Esperamos com isto ajudar e aconselhar os demais, pois como certamente já ouviram: “corpo são, mente sã!”

             Vamos começar com uma pergunta interessante:

             “O stress crónico poderá predispor à obesidade abdominal?”

             “Vários são os factores que podem levar a uma maior acumulação de gordura na região abdominal, entre os quais a exposição constante a situações de tensão e ansiedade. Este facto, porventura negligenciado por muitas pessoas, pode ser explicado pela consonância de dois fenómenos: por um lado, a maior produção de cortisol (pela glândula supra-renal) despoletada pelo stress crónico; e por outro, a maior presença de receptores desta hormona nos adipócitos (células gordas) da região abdominal.
             O exercício físico pode conferir um benefício adicional na redução deste tipo de gordura.”

             Portanto, ficam a saber que até o stress acumulado durante o dia-a-dia pode influenciar o nosso peso e alterar a nossa constituição física, neste caso a região abdominal.

                Fiquem atentos a mais actualizações e comentem!
-Pedro

Sem comentários:

Enviar um comentário